quinta-feira, 31 de julho de 2008

Cinema Europeu

Reencontrei hoje os vídeos de promoção do cinema europeu, tantas vezes subestimados e outras tantas absolutamente espectaculares. Amélie, Bill Elliott, A Vida é Bela, Todos do Almodovar e tantos tantos outros que nos fazem ver, rever e voltar a ver...
Ficam dois dos spots criados, um sobre a emoção do cinema europeu que tantas vezes nos põe a chorar baba e ranho e o mais polémico desta série sobre o erotismo com 18 orgasmos... De abrir o apetite para uma sessão de Cinema Europeu!
video video

Ontem assistimos ao lançamento do Magalhães o portátil, totalmente Português e concebido a pensar em crianças dos 6 aos 10 anos, hoje ao visitar o Processo Criativo do meu colega de Mestrado Vinicius encontrei este vídeo revelador de uma nova geração totalmente voltada para as novas tecnologias.

Cada vez mais cedo contactam com estas ferramentas que depressa se tornam objectos sem quaisquer segredos. O Magalhães será gratuito para os alunos inscritos no primeiro escalão da acção social escolar, e terá um custo de 20 euros para as crianças do segundo escalão. Para os não abrangidos pela acção social escolar, o computador Magalhães terá um custo máximo de 50 euros.

Enquanto Professora é absolutamente aliciante e motivador pensar no trabalho que pode ser desenvolvido com crianças do 1ºciclo com toda esta técnologia disponivél, embora o meu futuro como Professora Titular de Turma esteja ainda distante. Apetece-me mesmo dizer que com este avanço tecnologico das escolas e alunos o que fazem por lá professores como alguns com quem já me cruzei. Numa das escolas onde tralbalhei os computadores, cerca de 10, estavam impecavelmente "guardados" numa peseudo sala de informática onde os alunos só iam para ficar de castigo, dos 10 computadores só dois funcionavam, dos outros 8 não havia sequer diagonostico, estavam cobertos com umas capinhas para não ganharem pó.

Espero que se use e abuse destas novas ferramentas, por forma a tornar as nossas escolas com melhores resultados e alunos e professores mais motivados.

video

terça-feira, 29 de julho de 2008

Amor pela Natureza

Digna de vénia a iniciativa do Greenpeace da Alemanha, que com este vídeo pretende incentivar a população a mostrar o seu amor pela natureza, enviando fotos e vídeos que a organização posteriormente utilizará na realização dos seus vídeos. Espera-se no entanto um pouco mais de decoro dos participantes...estas árvores estão um bocadinho entusiasmadas demais....ou não!
video

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Tom Raider Underworld

Fica a apresentação do novo Tomb Raider com uma Lara Croft melhorada. Confesso que este é desde sempre um dos meus jogos preferidos, primeiro joguei pela curiosidade gerada em torno dele e em especial da sua heroína, depois fiquei completamente viciada, pelas aventuras, pulos e cambalhotas desta heroína cheia de curvas.
Bem mas fica uma das já muitas apresentações do jogo, onde podem ver a nova Lara, ainda com mais curvas.
video

sábado, 26 de julho de 2008

Zune

Confesso que desconhecia a Zune, o que muito se deve à fama do Ipod, o seu principal rival. A Zune é uma marca da Microsoft, em que o primeiro modelo para além de reproduzir musicas, permitir a visualização de filmes e fotos, um disco rígido de 30 GB, possui Wi-Fi permitindo aos "Zunes" a troca de Músicas entre si.
Mas ficam as fantásticas animações gráficas, o real motivo deste post, produzidas pela Nervo. Muita criatividade, sentido estético e com certeza muito trabalho.
videoZune Liquid

videoZune Sweet

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Absolut Vodka

Uma espécie de sugestão para acompanhar o Oural Summer Party, fica tudo ainda mais fixe...Mas a ideia principal é mesmo mostrar a Publicidade a uma marca que já não precisa de publicidade, porque já é uma referência. Muito boa a animação, a desconstrução da garrafa, a água, as gotas de água, a música e a narração.
video

Oural Summer Party


É já no próximo sábado o Oural Summer Party, um local fantástico que convida a ficar e um cartaz simpático, em Cabeceiras de Basto. Uma excelente alternativa à noite sempre igual nos bares locais, fumo, música frequentemente de péssima qualidade e sempre em altos berros. Fica o site para mais informações http://ouralsummerparty.com/.

domingo, 20 de julho de 2008

Corpo Digital

Um corpo sem órgãos, mas reanimado e estimulado por emoções cibernéticas, controlado por bytes e manietado por sistemas, propõe o diagrama de um corpo a vir, uma comunidade a vir um corpo digital. Sendo que a cada dia se torna o sonho e promessa de sonho digital; um corpo sem órgãos, sem pele mas prenhe de emoções cibernéticas.
Eu e o que têm sido os meus últimos dias, a tentar estudar Cibercultura, uma disciplina um pouco estranha, que se estranha, mas que nos deixa na esperança que se entranhe em nós. Chama-nos a um mundo real, que numa leitura diagonal se apresenta com algo completamente surreal. O Corpo Digital é um desses temas. A cada dia se fala mais de biotecnologia, de clonagem, de replicantes e de cyborgs, de hibridez, de pós-orgânico e de trans-humano e tantos outros termos que preciso de uma cábula para conseguir transcreve-los a todos, e que na verdade apenas demonstram que estamos sob a completa imersão das novas tecnologias.
Deixo duas visões, semelhantes, mas não iguais, de um futuro que a cada dia se torna menos utópico, e de forma bem mais agradável do que a ler um sem número de apontamentos, nos mostram os corpos digitais, corpos sem carne mas com alma.
O vídeo clip "All is full of love" de Bjork e uma campanha de Bruno Aveillan para a Philips. Ao contrário do vídeo clip de Bjork onde a acção se desenrola num lógica de iguais, na campanha da Philips à interacção é entre o robô e o humano, o que acrescenta algo de novo e muito provavelmente mais de encontro ao que muito em breve será uma realidade.
video
"All is full of love" produzido por Chris Cunningham
video
"Robot Skin" Campanha para a Philips de Bruno Aveillan

sábado, 19 de julho de 2008

Explore


Este cartaz ganhou o Bronze Lion em Cannes na categoria de Outdoor. Fantástico todo o trabalho desenvolvido por Erik Vervroegen da agência TBWA\PARIS para a AIDES.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Copos de Pecado

O designer Kacper Hamilton criou uma série de copos baseados nos pecados capitais. Ficam os exemplos da Ganância e da Preguiça. Só falta um bom vinho Tinto, Maduro...para comemorar a entrada no Mestrado de TIC, mas como ainda tenho de fazer Cibercultura acho que não.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

You Move You Interact

A propósito do Post anterior fica o trabalho YMYI - You Move You Interact, realizado por João Martinho Moura e Jorge Sousa no âmbito da cadeira de Projecto Integrado I. Um trabalho inteiramente realizado com recurso a open tools, neste caso o Processing e o Super Collider. O conceito do projecto segundo os autores roda à volta da criação de um espaço interactivo;
(..) onde se pretende criar um diálogo corporal com um sistema artificial, do qual resulta uma performance sincronizada entre um corpo real e um objecto virtual (..) onde o utilizador desenvolve um processo criativo com base nos gestos e movimentos do seu corpo (..).
Bastante interessante a interacção com a utilização do corpo, colocando o espectador, experimentador como parte integrante do projecto.

video

Apresentação do Projecto no CC VilaFlor, para ver o vídeo final e outros detalhes interessantes do trabalho basta seguir o link YMYI - You Move You Interact.

Tecnologia e Arte Digital

II Mostra de Arte Digital pelos alunos do curso de Mestrado em Tecnologia e Arte Digital no Dep. de Sistemas de Informação e Dep. Autónomo de Arquitectura, Campus de Azurém, Guimarães, entre quarta-feira, 16-07-2008 e sexta-feira, 18-07-2008.
O Mestrado em Tecnologia e Arte Digital tem como principal objectivo formar profissionais para o exercício de funções de desenvolvimento de novas aplicações, produtos e narrativas estéticas nas áreas das indústrias criativas, multimédia e conteúdos, da educação e entretenimento e da expressão cultural em geral.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Festival Manta

O festival do CC Vila Flor, na Cidade Berço é sem duvida uma grande e boa aposta, pelo local, pela música e o conceito de ouvir boa música num jandim belíssimo agradávelmente sentado numa manta. O preço também é simpático 10 euros por concerto ou 25 euros pelos 3 dias.
Fica o Programa.


PROGRAMA MANTA
17 de Julho – 22h00LIARSJardim do CCVF
18 de Julho – 22h00THE NATIONALJardim do CCVF
19 de Julho – 22h00«RINÔÇÉRÔSE»Jardim do CCVF

domingo, 13 de julho de 2008

Abrir o Apetite

video

Campanha de Bruno Aveillan para o Banco Alimentar Contra a Fome de França.A fazer lembrar Nove Semanas e Meia com Kim Basinger, mas para melhor, a sequência de imagens, a musica a fotografia, o contrasenso do conceito...Fantástico...abre o apetite.

sábado, 12 de julho de 2008

A Escola do Futuro


Ontem assisti no IEC na Universidade do Minho a uma conferência sobre "A Escola do Futuro", gostei foi uma boa forma de passar um dia sem sol e com alguma chuva à mistura.
Destaco a intervenção de António Pereira do Departamento de Informática da Primavera e a visão empresarial da escola do futuro. Quando tanto se fala de avaliação de Professores, António Pereira lembrou que numa empresa quem não está apto é substituído por alguém com maior apetência para o cargo. Concordo, a maioria dos professores com quem me cruzei ao longo destes anos têm enormes dificuldades em lidar com com este bicho chamado computador cada vez mais presente nas vidas dos nossos alunos. O problema da avaliação neste momento, é que será feita precisamente por estes professores, que não generalizando, vão avaliar professores com mais competências nestas áreas, mas com menos tempo de serviço.
Como disse o Professor Osório falar de escola tem cada vez mais de ser sinonimo de utilização de computador, e não deixa-los lá arrumadinhos a um canto. Numa das escolas onde fiz estágio havia uma sala de computadores, onde estes estavam arrumadinhos e cobertinhos com capas, dos 10 existentes só 2 funcionavam e apenas um tinha acesso à Internet...á e nunca vi alunos naquela sala...
De destacar ainda o logótipo criado, muito bom, passando desde logo a imagem do alunos actual, que tem telemóvel, playstation, computador, mp3, tv, ligação a Internet...
A realização desta conferência esteve a cargo dos grupos de Mestrado em TIC, para além disso criaram uma página na Internet, http://projectos.iec.uminho.pt/infotic/ e um livro. Na apresentação do livro não posso deixar de fazer uma pequena crítica, ressabiada de quem não entrou para este mestrado, o Power Point com a música a tocar no Windows Media Player, a temporização muito lenta que depois passou a manual tornando-se demasiado rápida, de Professores Mestrandos em TIC espera-se um pouco mais...

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Magnifica esta curta sobre o chocolate KitKat realizada para a Nestlé Francesa pela também francesa Akama Studio. Num primeiro olhar pensei tratar-se de mais uma curta da Pixar.

Muito Bom...a curta...e o chocolate...

video

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Semiconductors

Semiconductors é um projecto que trabalha imagens em movimento, o nosso mundo físico em evolução; cidades em movimento, a deslocação de paisagens e o sistema em caos. Desde 1999 UK artistas Ruth Jarman e Joe Gerhardt têm trabalhado em animação digital transcendendo as limitações de tempo, escala e de forças naturais; eles exploraram o mundo para além experiência humana, questionando a nossa própria existência. Ao que parece a dupla trabalhou para a NASA numa equipa de vídeo...daí as imagens de satélite de elevada qualidade.
Fica o Exemplo de "Brilliant Noise", animação a preto e branco de imagens do sol com recursos de computação gráfica.

http://www.semiconductorfilms.com/
video

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Fernanda Câncio

Eu realmente gostava muito de saber escrever como esta mulher...escreve sobre tudo, por vezes até de coisas que sinceramente não lembram ao diabo...mas a verdade é que saem grande textos.
Este é sobre Manuela Ferreira Leite e a sua polémica entrevista à TVI, saiu hoje no DN e está disponível no 5dias, fica um pequeno trecho.
"Ferreira Leite é não só livre de ser retrógrada e de achar bem que os homossexuais sejam discriminados como é muito bem-vinda a clarificação (uma que seja) da sua posição sobre esta matéria. É até livre de achar que o casamento só serve para procriar. Pena que não aproveite para propor que o Código Civil deve levar uma grande volta no sentido de proibir terminantemente o casamento a mulheres pós-menopausa, a homens com baixa contagem de espermatozóides e de um modo geral a todos os que não assinem uma declaração vinculativa da sua determinação de se multiplicarem. Por outro lado, ao postular que “a família tem por objectivo a procriação”, eximiu-se de explicar por que carga de água confunde família e casamento. Que chamará MFL a casamentos entre pessoas de sexo diferente dos quais não resultam filhos e como qualifica as uniões de facto (que numa lei de 2001 equipararam casais hetero e homossexuais): se as pessoas que vivem em união de facto não são uma família, serão o quê? " Fernanda Câncio no DN

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Birmânia

video

Mais um vídeo sobre o momento actual da Birmâmia, este de extraordinária beleza visual, para além da musica de Chopin que encaixa na perfeição.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Birmânia I

Na sequência do ciclone devastador que se abateu sobre a Birmânia, a Burma Campaign UK lançou um novo vídeo e cartazes da campanha para destacar o desastre em curso na Birmânia - a ditadura militar."O verdadeiro desastre" foi criada pela Ogilvy Publicidade e é narrado pelo famoso comediante Ricky Gervais. Ela conta a história de uma menina chamada Khin Mar, que sobreviveu Cyclone Nargis, mas a sua aldeia é destruída pela ditadura militar. A mensagem é "A verdadeira catástrofe na Birmânia é o governo". O vídeo foi exibido na estação Waterloo, em Londres a 25 de Junho. A primeira parte do vídeo mostra a projecção, a segunda mostra o anúncio feito pela Ogilvy.
video

Criatividade@PSD

A propósito do meu último post, surgiu-me uma dúvida: qual será a arma de arremesso do PSD, e Manuela Ferreira Leite, na campanha eleitoral que se avizinha contra José Sócrates:
- A pseudo homossexualidade de José Sócrates?
- A licenciatura de José Sócrates?
- Os documentários de Fernanda Câncio, (já apelidados de anti-PSD)?
- José Sócrates continua a fumar?
Não sei mas confesso que estou curiosa, dada a veia criativa do PSD nestas questões.

Show Time

Manuela Ferreira Leite em entrevista à TVI:
“Pronuncio-me, sim, sobre o tentar atribuir o mesmo estatuto àquilo que é uma relação de duas pessoas do mesmo sexo igualmente ao estatuto de pessoas de sexo diferente”.
Mas Há Mais:
“Admito que esteja a fazer uma discriminação porque é uma situação que não é igual. A sociedade está organizada e tem determinado tipo de privilégios, tem determinado tipo de regalias e de medidas fiscais no sentido de promover a família”, explicando que essas medidas eram “no sentido de que a família tem por objectivo a procriação”. A propósito do casamento entre pessoas do mesmo sexo, afirmou: “Chame-lhe o que quiser, não lhe chame é o mesmo nome. Uma coisa é o casamento, outra é outra coisa qualquer”.
Manuela Ferreira Leite e mais do mesmo...Um PSD oco, vazio de ideia e a cheirar a naftalina que tenta ganhar votos com a ignorância de pessoas que continuam a acreditar que se Cristo criou Adão e Eva é assim que deve ser, marido e mulher casados, pela igreja como não podia deixar de ser, sexo só para procriar...e claro só depois do casamento. Essa gente que se apaixona por pessoas do mesmo sexo é obra do Diabo...
Eu é que digo - Vai de Retro Satanás.