quinta-feira, 31 de julho de 2008


Ontem assistimos ao lançamento do Magalhães o portátil, totalmente Português e concebido a pensar em crianças dos 6 aos 10 anos, hoje ao visitar o Processo Criativo do meu colega de Mestrado Vinicius encontrei este vídeo revelador de uma nova geração totalmente voltada para as novas tecnologias.

Cada vez mais cedo contactam com estas ferramentas que depressa se tornam objectos sem quaisquer segredos. O Magalhães será gratuito para os alunos inscritos no primeiro escalão da acção social escolar, e terá um custo de 20 euros para as crianças do segundo escalão. Para os não abrangidos pela acção social escolar, o computador Magalhães terá um custo máximo de 50 euros.

Enquanto Professora é absolutamente aliciante e motivador pensar no trabalho que pode ser desenvolvido com crianças do 1ºciclo com toda esta técnologia disponivél, embora o meu futuro como Professora Titular de Turma esteja ainda distante. Apetece-me mesmo dizer que com este avanço tecnologico das escolas e alunos o que fazem por lá professores como alguns com quem já me cruzei. Numa das escolas onde tralbalhei os computadores, cerca de 10, estavam impecavelmente "guardados" numa peseudo sala de informática onde os alunos só iam para ficar de castigo, dos 10 computadores só dois funcionavam, dos outros 8 não havia sequer diagonostico, estavam cobertos com umas capinhas para não ganharem pó.

Espero que se use e abuse destas novas ferramentas, por forma a tornar as nossas escolas com melhores resultados e alunos e professores mais motivados.

Sem comentários: