terça-feira, 9 de junho de 2009

Paula Rego

Paula Rego é o único nome Português a constar na lista dos 200 nomes mais importantes do século XX para a revista Times. A artista Portuguesa aparece em 142º lugar, no pódio Picasso arrecadou o ouro, Cézanne a prata e para Klim o bronze, numa escolha dos leitores da revista. Surpresa, para mim, foi o 74º lugar de Miró e o 26º de Dalí.

2 comentários:

Carlos Leite disse...

Esta lista em minha opinião, e porque sou um amante da pintura, deixa muito a haver, sobretudo pelo peso histórico que cada artista teve na evoluçao da arte. se por um lado concordo com o pódio,(Picasso é sem duvida o génio do sec.XX, Cezane o pai das revoluçoes pictóricas e representativas, e Klimt da expressão e do arrojo da nova exprimentaçao de materiais bem como do conceptualismo das obras) por outro penso que naquilo que diz repeito aos portugueses, se Paula rego consta, penso que nomes como Amadeo de Souza Cardoso ou Almada Negreiros, são nomes que me parecem mais indicados para nos encabeçar e representar neste ranking, admiro e muito o trabalho de Paula Rego, mas os nomes que citei anteriormente parecem-me mais determinantes na evolução da arte em portugal.

sem credibilidade esta Lista. parece-me

Liliana Lemos disse...

Olá Carlos! Como referi no Post foi uma lista elaborada por voto dos leitores da revista...sabendo nós no que isso dá, basta recordar o episódio "Os Grandes Portugueses" com Salazar a arrecadar o ouro...