terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O Escafandro e a Borboleta

O filme Francês de Julian Schnabel emociona-nos e toca-nos numa pela percepção fantástica que incrível em que nos coloca ao longo dos primeiros minutos. Vemos tudo através da visão de Jean-Dominic Bauby, acompanhamos a aterradora descoberta do seu novo corpo e nova condição guiados pelo seu pensamento. A câmara parece colocada dentro desse olho, turva, emocionada, inclinada como fora do plano. Mas é tudo o que lhe resta neste novo corpo, que parece preso a um escafandro, um olho, a audição, e tudo a sua intelectualidade. é aqui que o filme e torna tão tocante, ao colocarmos de frente para uma perda tão grande e tão dolorosa, porque conseguimos acompanhar e avaliar a sua imensidão. A capacidade de superação de Jean-Dominic Bauby e também ela notável, deixa de sentir pena de si próprio, decide deixar de se queixar e arranja força e vontade para escrever um livro, que deu origem a este filme, onde todas as personagens são rodeadas de um sensibilidade incrível.
Mais um grande filme do Cinema Europeu.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Imaginação em Vias de Extinção

A Literacy Foundation lançou uma campanha que pretende incentivar as crianças a lerem os clássicos infantis, tendo com principal mensagem que quando uma criança não lê perde a imaginação. Para além disso chama a atenção para o facto de os clássico infantis se estarem a perder no tempo. Gostei de toda a campanha do vídeo, o ar decrepito dos personagens (em especial da Cinderela sempre demasiado perfeitinha nas ilustrações) e da versão impressa.
Pelo que percebi este tipo de campanha é muito comum em Inglaterra e sempre bastante forte na abordagem que fazem da necessidade de criar hábitos de leitura aos mais pequenos, cada vez mais ocupados com computadores, consolas e vídeojogos não que seja mau ou prejudicial apenas não deve ser tudo.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Bom Natal!

1ºLugar - 4ºAno Eb1 de Alvite.

Um Bom Natal para amigos, familiares, conhecidos, visitantes assíduos e acidentais...enfim a todos que por aqui passem (este ano faço greve às mensagens de Telemóvel). A ilustrar deixo o presépio realizado por mim e pelos meus alunos do 4ºano da EB1 de Alvite, que ganhou o primeiro lugar no concurso organizado pela EmuniBasto, em exposição na Casa da Cultura. 

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Diesel XXX Again

Depois do víral "Safe for Work" para anunciar a festa do trigésimo aniversário a Diesel lança agora uma série de vídeos inusitados. Pete The Meat Puppet, pareceu-me o mais adequado à quadra, o fantoche de carne e osso num vídeo musical que acredito será um sério candidato a melhor vídeo de Natal do ano...ou não.  

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

2008 Cor de Rosa

Esta a semana a SIC fez história na ficção nacional ao mostrar pela primeira vez em Prime Time um beijo lésbico. O beijo teve direito a chamadas de capa nos jornais, a reportagens em programas da estação que não se coibiu de publicitar a cena durante todo o dia. Não querendo ser crente de que vá mudar a mentalidade tacanha de muitos espectadores, a verdade é que irá pelo menos ajudar a que se fale e se discuta mas também que se diga muita asneira…

No ano em que foi rejeitado o projecto de lei sobre os casamentos homossexuais apresentado pelo Bloco de Esquerda, espera-se por 2009 ano de eleições e onde por certo esta questão fracturante não faltará ao debate. Foi também o ano em que Solange F. se assumiu como lésbica e Manuel Luís Goucha apresentou o seu namorado (detesto a expressão”companheiro”). Poderia ter sido um ano em tons de Rosa, não fosse a agenda do PS.

Mas nem tudo foram rosas e ouvimos de Manuela Ferreira Leite “Chamem-lhe o que quiserem, mas não casamento” ou “o casamento tem como fim principal procriar” e que traça o perfil de um país ainda demasiado agarrado a valores herdados de uma ditadura de costumes, e a uma religião cada vez menos de Deus e mais dos padres, que gerem a seu belo prazer a ingenuidade de muitos que cresceram com medo de questionar o que quer que fosse e a aceitar “o que Deus Manda” como castigo ou provação à carne. Vivemos num país ainda de velhos costumes, mulheres que não se conhecem, que casaram por ter de ser, na submissão constante às vontades do seu amo, senhor e marido e que ainda hoje se perguntam “como é que elas fazem?” num total desconhecimento do prazer e do seu corpo.

Há ainda aqueles que afirmam não ter preconceitos, quando “agora é moda”, é uma expressão reveladora desse mesmo preconceito. Tomando os sentimentos por uma peça de roupa; umas calças que à dois anos se usavam largas e agora se usam justas, como fossem sequer comparável. Que confundem sentimentos com “opções”, como se alguém acorda-se de manhã e como está sol “OPTA-SE” por ser Gay ou Lésbica. E que até aceitam, “mas desde que não se metam comigo”, a única explicação que encontro é mesmo a de não terem a sua sexualidade bem definida e perfeitamente esclarecida. Mas há também o “aceitar”…aceitar o quê? E porquê? Pergunto eu do alto da minha ignorância homofóbica. São pessoas, com os mesmos direitos e deveres ou pelo menos assim deveria ser, mas não é, ou pelo menos em Portugal ainda não é. E os Pais, que mesmo os pseudo liberais e modernos não veriam com bons olhos a homossexualidade dos filhos…só a dos filhos dos outros. E as mães, e professores e programas infantis que continuam a infernizar a vida das suas pobres filhas com as histórias dos príncipes e das princesas, que casaram, tiveram muitos filhos e foram felizes para sempre…

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

"Yo Pongo Condon"

O Ministério da Saúde Espanhol criou uma nova campanha com o objectivo de aumentar o uso do preservativo entre os adolescentes Espanhóis. O Hip Hop marca o estilo do vídeo da campanha intitulada Yo Pongo Condon. No site yopongocondom.com podem ainda encontrar informações sobre DST's, e muitas outras coisas divertidas para fazer download e toques para telemóvel. 
O Ministério da Saúde Espanhol tomou esta decisão com base nos dados que confirmam que os jovens começam a vida sexual cada vez mais cedo, com 30% dos 15-17 anos. O número de gravidezes na adolescência aumentou de 3,07 por 1000 em 1997 para 6,3 por 1000 no ano passado. 

domingo, 14 de dezembro de 2008

Pára, Escuta e Olha

A campanha pretende sensibilizar os mais pequenos para os perigos da estrada. A animação mostra um menino que não teve cuidado ao atravessar a estrada e acabou magoado. A campanha está a passar em canais infantis como Nick Toons, Nick Jr, Nickelodeon, etc. Para além da animação a campanha conta com um site onde podemos encontrar um jogo que ensina alguns cuidados a ter para atravessar a estrada, e um concurso de poesia para os mais novos. Estão também já 3 novas campanhas agendadas. 

sábado, 13 de dezembro de 2008

Presentes de Natal II


Continuo a publicar minha lista de presentes para este Natal, não quero mesmo vê-los angustiados. A consola da Nintendo a Wii, com o comando revolucionário que está a transformar o conceito de vídeo jogos.