quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Bom Ano

Como as palavras nunca me bastam, cá fica um excelente vídeo para ilustrar os meus votos de um Bom Ano de 2009 (que pelo que dizem bem é preciso).

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

O Escafandro e a Borboleta

O filme Francês de Julian Schnabel emociona-nos e toca-nos numa pela percepção fantástica que incrível em que nos coloca ao longo dos primeiros minutos. Vemos tudo através da visão de Jean-Dominic Bauby, acompanhamos a aterradora descoberta do seu novo corpo e nova condição guiados pelo seu pensamento. A câmara parece colocada dentro desse olho, turva, emocionada, inclinada como fora do plano. Mas é tudo o que lhe resta neste novo corpo, que parece preso a um escafandro, um olho, a audição, e tudo a sua intelectualidade. é aqui que o filme e torna tão tocante, ao colocarmos de frente para uma perda tão grande e tão dolorosa, porque conseguimos acompanhar e avaliar a sua imensidão. A capacidade de superação de Jean-Dominic Bauby e também ela notável, deixa de sentir pena de si próprio, decide deixar de se queixar e arranja força e vontade para escrever um livro, que deu origem a este filme, onde todas as personagens são rodeadas de um sensibilidade incrível.
Mais um grande filme do Cinema Europeu.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Imaginação em Vias de Extinção

A Literacy Foundation lançou uma campanha que pretende incentivar as crianças a lerem os clássicos infantis, tendo com principal mensagem que quando uma criança não lê perde a imaginação. Para além disso chama a atenção para o facto de os clássico infantis se estarem a perder no tempo. Gostei de toda a campanha do vídeo, o ar decrepito dos personagens (em especial da Cinderela sempre demasiado perfeitinha nas ilustrações) e da versão impressa.
Pelo que percebi este tipo de campanha é muito comum em Inglaterra e sempre bastante forte na abordagem que fazem da necessidade de criar hábitos de leitura aos mais pequenos, cada vez mais ocupados com computadores, consolas e vídeojogos não que seja mau ou prejudicial apenas não deve ser tudo.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Bom Natal!

1ºLugar - 4ºAno Eb1 de Alvite.

Um Bom Natal para amigos, familiares, conhecidos, visitantes assíduos e acidentais...enfim a todos que por aqui passem (este ano faço greve às mensagens de Telemóvel). A ilustrar deixo o presépio realizado por mim e pelos meus alunos do 4ºano da EB1 de Alvite, que ganhou o primeiro lugar no concurso organizado pela EmuniBasto, em exposição na Casa da Cultura. 

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Diesel XXX Again

Depois do víral "Safe for Work" para anunciar a festa do trigésimo aniversário a Diesel lança agora uma série de vídeos inusitados. Pete The Meat Puppet, pareceu-me o mais adequado à quadra, o fantoche de carne e osso num vídeo musical que acredito será um sério candidato a melhor vídeo de Natal do ano...ou não.  

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

2008 Cor de Rosa

Esta a semana a SIC fez história na ficção nacional ao mostrar pela primeira vez em Prime Time um beijo lésbico. O beijo teve direito a chamadas de capa nos jornais, a reportagens em programas da estação que não se coibiu de publicitar a cena durante todo o dia. Não querendo ser crente de que vá mudar a mentalidade tacanha de muitos espectadores, a verdade é que irá pelo menos ajudar a que se fale e se discuta mas também que se diga muita asneira…

No ano em que foi rejeitado o projecto de lei sobre os casamentos homossexuais apresentado pelo Bloco de Esquerda, espera-se por 2009 ano de eleições e onde por certo esta questão fracturante não faltará ao debate. Foi também o ano em que Solange F. se assumiu como lésbica e Manuel Luís Goucha apresentou o seu namorado (detesto a expressão”companheiro”). Poderia ter sido um ano em tons de Rosa, não fosse a agenda do PS.

Mas nem tudo foram rosas e ouvimos de Manuela Ferreira Leite “Chamem-lhe o que quiserem, mas não casamento” ou “o casamento tem como fim principal procriar” e que traça o perfil de um país ainda demasiado agarrado a valores herdados de uma ditadura de costumes, e a uma religião cada vez menos de Deus e mais dos padres, que gerem a seu belo prazer a ingenuidade de muitos que cresceram com medo de questionar o que quer que fosse e a aceitar “o que Deus Manda” como castigo ou provação à carne. Vivemos num país ainda de velhos costumes, mulheres que não se conhecem, que casaram por ter de ser, na submissão constante às vontades do seu amo, senhor e marido e que ainda hoje se perguntam “como é que elas fazem?” num total desconhecimento do prazer e do seu corpo.

Há ainda aqueles que afirmam não ter preconceitos, quando “agora é moda”, é uma expressão reveladora desse mesmo preconceito. Tomando os sentimentos por uma peça de roupa; umas calças que à dois anos se usavam largas e agora se usam justas, como fossem sequer comparável. Que confundem sentimentos com “opções”, como se alguém acorda-se de manhã e como está sol “OPTA-SE” por ser Gay ou Lésbica. E que até aceitam, “mas desde que não se metam comigo”, a única explicação que encontro é mesmo a de não terem a sua sexualidade bem definida e perfeitamente esclarecida. Mas há também o “aceitar”…aceitar o quê? E porquê? Pergunto eu do alto da minha ignorância homofóbica. São pessoas, com os mesmos direitos e deveres ou pelo menos assim deveria ser, mas não é, ou pelo menos em Portugal ainda não é. E os Pais, que mesmo os pseudo liberais e modernos não veriam com bons olhos a homossexualidade dos filhos…só a dos filhos dos outros. E as mães, e professores e programas infantis que continuam a infernizar a vida das suas pobres filhas com as histórias dos príncipes e das princesas, que casaram, tiveram muitos filhos e foram felizes para sempre…

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

"Yo Pongo Condon"

O Ministério da Saúde Espanhol criou uma nova campanha com o objectivo de aumentar o uso do preservativo entre os adolescentes Espanhóis. O Hip Hop marca o estilo do vídeo da campanha intitulada Yo Pongo Condon. No site yopongocondom.com podem ainda encontrar informações sobre DST's, e muitas outras coisas divertidas para fazer download e toques para telemóvel. 
O Ministério da Saúde Espanhol tomou esta decisão com base nos dados que confirmam que os jovens começam a vida sexual cada vez mais cedo, com 30% dos 15-17 anos. O número de gravidezes na adolescência aumentou de 3,07 por 1000 em 1997 para 6,3 por 1000 no ano passado. 

domingo, 14 de dezembro de 2008

Pára, Escuta e Olha

A campanha pretende sensibilizar os mais pequenos para os perigos da estrada. A animação mostra um menino que não teve cuidado ao atravessar a estrada e acabou magoado. A campanha está a passar em canais infantis como Nick Toons, Nick Jr, Nickelodeon, etc. Para além da animação a campanha conta com um site onde podemos encontrar um jogo que ensina alguns cuidados a ter para atravessar a estrada, e um concurso de poesia para os mais novos. Estão também já 3 novas campanhas agendadas.